Termina campanha contra a febre aftosa

4 de dezembro de 2017 - 03:00


O prazo para a compra da vacina contra a febre aftosa terminou no último sábado (2/12). Os criadores que compraram a vacina até aquela data têm agora até 15 dias para declarar a vacinação de seu rebanho. Nesta fase, a vacina foi aplicada apenas em animais com até 24 meses de idade – o que corresponde a cerca de 950 mil cabeças.

Neste período, foi intenso o trabalho da Adagri – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, seja na sede, em Fortaleza, ou nos escritórios espalhados por todo o interior cearense, funcionando a todo vapor para atender os criadores e receber as declarações.

Na última sexta-feira (1/12), o presidente da Adagri, Jaime Júnior, visitou alguns desses escritórios , tais como Canindé (foto) e Pedra Branca, para acompanhar os trabalhos, na reta final de vacinação. Ele falou da importância da vacinação para que o estado, em breve, possa ser considerado livre da aftosa sem vacinação. “Desde que o governador Camilo Santana foi titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, que o governo do Estado vem fazendo o seu dever de casa, contando com o apoio dos criadores”.

Até o dia para a compra da vacina, os criadores já haviam declarado vacina de mais de 50% do rebanho. Segundo Jaime júnior, os índices estão dentro do esperado – o Ceará vem conseguindo superar a meta de 90% vacinação do rebanho –, mas os números definitivos só na segunda quinzena do mês, quando se encerra o prazo para que o criador entregue a declaração à Adagri.