Adagri participa da Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos

13 de dezembro de 2017 - 15:09

O Governo do Ceará lançou, nesta terça-feira (12), o Programa de Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos. A inciativa é da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) e envolve a Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). O evento, realizado no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), fez com que o Ceará seja o 3o estado do Brasil a celebrar o Termo de Compromisso para a Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos.

O termo de compromisso vai possibilitar melhor acompanhamento, fiscalização e monitoramento por parte do poder público das ações referentes ao processo de implementação da logística reversa. Inclui a embalagem de forma apropriada, visando à proteção da saúde do trabalhador. O Ceará possui centros de recolhimentos de embalagens de agrotóxico em Ubajara e Quixeré, além de um serviço de recolhimento itinerante do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.

O termo de compromisso foi assinado pelo Instituto Nacional de Embalagens Vazias de Agrotóxico, Associação do Comércio Agropecuário do Ceará (Acace), Associação do Comércio Agropecuário do Semiárido (Acasa) e Associação de Distribuidores e Revendedores de Insumos Agrícolas do Cariri (Adiac). Pelo poder público, foram signatários Sema, Semace e Adagri.

O presidente da Adagri, Jaime Junior, foi representado pelo diretor de Sanidade Vegetal, Tito Carneiro. A solenidade contou com a presença dos secretários Artur Bruno (Sema) e Euvaldo Bringel (Seapa), além de representantes do comércio de agrotóxicos, da Embrapa, Semade, SDA, Crea, Aprece, Faec, Adene, das universidades, das câmaras setoriais e produtores. A solenidade foi coordenada pelo representante da Confederação Nacional de Agritultura (CNA), Tom Prado.

Tito Carneiro enfatizou a importância da assinatura do Termo de Compromisso como forma de consolidar parcerias no sentido de avançar coletivamente nas ações referentes à logística reversa de embalagens de agrotóxicos.

Logística Reversa

Entende-se por Logística Reversa como um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outro ciclo produtivo, ou outra destinação final ambientalmente adequada.