Aceave se reúne com Adagri para ajustar procedimentos

6 de março de 2018 - 03:00

A diretoria da Aceave (Associação Cearense de Avicultura) esteve na Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Ceará) para dialogar sobre os novos procedimentos que os produtores avícolas deverão adotar para se adequar às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo a IN 56/2007, todas as granjas deverão efetuar registro na Adagri.

A Aceave, que congrega 19 granjas – reponsáveis por 99% da produção e comercialização de produtos avícolas – fez-se acompanhar do deputado estadual Carlos Matos (PSDB), que já foi presidente da instituição e mantém vínculos com a cadeia produtiva. Eles foram recebidos na última quinta-feira (1º/3) pelo diretor de Sanidade Animal, Amorim Sobreira, na sede da Adagri.

Desde o segundo semestre do ano passado, os produtores de frangos e ovos passaram a emitir guia de transporte animal (GTA) eletrônica, para levar seus produtos desde as granjas até seus clientes. “Com a GTA eletrônica, a Adagri vai poder rastrear toda a comercialização destes produtos e garantir que os consumidores estejam de posse de um item que não traga riscos à sua saúde”.

Para fazer o registro, os produtores tem que apresentar documentação comprovando que estão dentro dos parâmetros estabelecidos na regulamentação do Mapa.

O deputado Carlos Matos se prontificou para dar apoio na Assembleia para facilitar esse processo no que diz respeito à regulamentação estadual. “O importante é que a fiscalização não trave o fluxo produtivo e, ao mesmo tempo, que o consumidor seja protegido quanto à qualidade do produto adquirido”.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Aceave, João Jorge Reis, os diretores Vitor Lima e Fernando Pordeus, o secretário executivo, Neto Medeiros, e o assistente Marcello Holanda.

 

NÚMEROS

1,7 milhão de aves por semana

5,6 milhões de ovos por dia

10 mil empregos diretos