Adagri garante qualidade do pescado na Semana Santa

22 de março de 2018 - 03:00

A partir deste ano, toda a cadeia produtiva do pescado no Ceará passa a ser inspecionada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Para a comercialização de peixes, os produtores terão que emitir Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônica. Além disso, o produto precisa ser encaminhado a uma unidade de beneficiamento para inspeção oficial (municipal, estadual ou federal).

Com a GTA, a Adagri tem condição de rastrear toda a produção, desde sua origem, passando pela unidade de beneficiamento, até a chegada aos pontos de venda. O objetivo, segundo o presidente da Adagri, Jaime Júnior, é garantir a qualidade do pescado ao consumidor, acompanhando desde as condições do cativeiro, de transporte e de inspeção. As novas exigências, que começam a ser cumpridas agora, estão previstas em normativo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – IN 23/2014.

A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) está promovendo reuniões de sensibilização e compartilhamento de informações com o setor pesqueiro. A primeira delas foi realizada na sede da Seapa, no último dia 15 de março, com o segmento da carcinicultura. Sob o comando do titular da Seapa, Euvaldo Bringel, o assunto foi discutido com empresários da área e técnicos da Adagri, que ficará responsável pelo rastreamento e inspeção dos produtos de pesca extrativista. O diretor de Sanidade Animal, Amorim Moreira, foi o representante da Adagri na reunião.