Adagri participa de seminário sobre Palma Forrageira

28 de março de 2018 - 03:00

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) se fez presente ao seminário  “Palma Forrageira: Ações e Discussões de Enfrentamento à Cochonilha do Carmim”. O evento, promovido pela Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), aconteceu nesta terça-feira (27/3) no auditório do Palácio Iracema.

O Seminário, que foi aberto pelo titular da Seapa, Euvaldo Bringel, surgiu a partir da necessidade diante da expansão geográfica da praga da cochonilha do carmim nos territórios nordestinos e prospectar alternativas tecnológicas e de sanidade vegetal para mitigar previsíveis prejuízos econômicos e viabilizar a expansão da exploração de palma forrageira no Estado do Ceará.

Figuraram como palestrantes o engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), coordenador de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária, Márcio Peixoto, falando sobre “Palma Forrageira: Ações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário”, e o diretor de Sanidade Vegetal da Adagri, engenheiro agrônomo José Tito Carneiro Silva, com o tema “Cochonilha do Carmim: Ações de Fiscalização da Adagri”.

Após as palestras, houve debate. Segundo o diretor Tito Carneiro, o enfrentamento da praga Cochonilha do Carmim se viabilizará com a substituição da Palma Gigante por variedades resistentes, assistência técnica continuada e integração das instituições públicas e privadas. Além do diretor Tito Carneiro, a Adagri contou com a presença do diretor de Sanidade Animal, Amorim Sobreira, das gerentes Neiliane Borges e Maria Colares, e dos fiscais Fábio Costa, Dagoberto Saunders e Glauber Gomes.

Adagri participa de seminário sobre Palma Forrageira

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) se fez presente ao seminário “Palma Forrageira: Ações e Discussões de Enfrentamento à Cochonilha do Carmim”. O evento, promovido pela Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), aconteceu nesta terça-feira (27/3) no auditório do Palácio Iracema.

O seminário contou com palestras do engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), coordenador de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária, Márcio Peixoto, falando sobre “Palma Forrageira: Ações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário”, e do diretor de Sanidade Vegetal da Adagri, engenheiro agrônomo José Tito Carneiro Silva, com o tema “Cochonilha do Carmim: Ações de Fiscalização da Adagri”.

Após as palestras, debate. Segundo o diretor Tito Carneiro, o enfrentamento da praga Cochonilha do Carmim se viabilizará com a substituição da Palma Gigante por variedades existentes, assistência técnica continuada e integração das instituições públicas e privadas. Além do diretor Tito Carneiro, a Adagri contou com a presença do diretor de Sanidade Vegetal, Amorim Sobreira, das gerentes Neiliane Borges e Maria Colares, e dos fiscais Fábio Costa, Dagoberto Saunders e Glauber Gomes.