Adagri interdita indústria de laticínio no Cariri

24 de abril de 2018 - 09:34

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), lotados no Núcleo Local de Crato, fizeram uma operação nesta terça-feira (10/4), em Juazeiro do Norte, e interditaram uma fábrica de laticínio que produzia e comercializava leite pasteurizado e outros derivados de leite sem os procedimentos sanitários obrigatórios.

Em apuração de denúncia encaminhada à Adagri, os fiscais estiveram na rua Clodoaldo França Sobreira, 12, no bairro Betolândia, e constataram as irregularidades. Além de funcionar sem qualquer denominação, o estabelecimento usava embalagem de outras marcas, como a Serleite.

Entre as irregularidades, além da ausência do selo de serviço de inspeção, o leite e um das marcas de iogurte eram produzidos no estabelecimento e envasados em embalagens de marca industrial cuja licença sanitária abrangia apenas produção e comercialização no estado de Pernambuco.

Segundo o supervisor da Regional Cariri, agrônomo José de Oliveira Santos, apesar de possuir equipamentos modernos a empresa operava na ilegalidade, sem nenhum tipo de inspeção e controles de qualidade dos produtos, o que acarreta riscos e danos à saúde do consumidor. “E ainda usava o nome de outra marca, o que caracteriza fraude”, disse.

A ação resultou na interdição do estabelecimento e na apreensão de 1.090 litros de leite envasado, 2.187 kg de iogurte, 980 kg de bebidas lácteas e 135 bobinas de embalagens plásticas. A operação contou com o apoio de policiais da 1ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Ceará, disponibilizados pelo seu comandante, major Luciano Rodrigues de Oliveira.

A Adagri também enviou notificação de risco aos órgãos de vigilância sanitária dos municípios orientando a apreensão dos produtos irregulares que eventualmente ainda estejam no comércio.

Sem denominação específica, estabelecimento usava embalagem de outras empresas