Adagri entrega primeiro Certificado de Adesão ao SISBI-POA a uma fábrica de laticínios

17 de setembro de 2020 - 14:07 # # #

Nesta quarta-feira (16), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), autarquia vinculada a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), entregou o primeiro Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) à Empresa DUFROTA Agropecuária Indústria e Comércio Ltda. A entrega do certificado foi realizada pelo secretário da Sedet, Maia Junior, e pela a presidente da Adagri, Vilma Freire.

Essa certificação pode ser emitida para aquelas empresas que produzem itens de origem animal (laticínios, pescados, aves, carne bovina etc) e que desejam ampliar a comercialização para todo território nacional, diferentemente do Sistema de Inspeção Estadual, que só permite a venda dentro do Estado. “Estamos muito felizes com essa certificação. Agradecemos a equipe da Adagri, aos técnicos que foram grandes incentivadores. Desde o início do processo a Adagri vem nos auxiliando e dando todo suporte técnico para cumprirmos a lei”, destaca Magela Frota.

“A Agência vem implementando ações para certificar as empresas cearenses através da modernização da legislação, reduzindo o número de etapas para a certificação em até 50% do tempo de análise e acompanhamento de todo processo 100% digital”, ressaltou a presidente da Adagri, Vilma Freire.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Sedet e Adagri, recebeu em março deste ano, do Ministério da Agricultura, o certificado pelo reconhecimento de equivalência dos seus serviços de inspeção de produtos de origem animal junto ao SISBI-POA, sistema de inspeção do Mapa. A equivalência garantiu que o serviço de inspeção do Ceará fosse inserido no cadastro geral do SISBI-POA e estabelecimentos e produtos nele registrados passem a integrar o sistema.

O diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, reforça que “as empresas que obtiverem o certificado ao SISBI – POA, além da vantagem de estarem de acordo com a legislação vigente, terão a oportunidade de ampliar o raio de atuação das agroindústrias, através do fornecimento para novos mercados, garantindo a comercialização de produtos de origem animal – POA em todo território nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado Ceará”.

Saiba mais

A DUFROTA Agropecuária Indústria e Comércio Ltda, classificada como Fábrica de Laticínios, obteve, através da adesão do Serviço de Inspeção Estadual pertencente a Adagri (conforme Portaria Nº 58, 09 de Março de 2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA -DOU 10/03/2020), sua inclusão no cadastro de estabelecimentos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI – POA, apresentando equivalência para realização do comércio interestadual.

As empresas interessadas deverão entrar em contato com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará para acesso a todo o processo de adesão ou acessar o site da Agência: www.adagri.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3101-2500.