Abatedouro clandestino de aves em Fortaleza é autuado pela Adagri em ação com Agefis e BPMA

4 de novembro de 2020 - 15:54 # # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), órgão vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realizou nesta segunda-feira (03) uma ação conjunta com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPMA) em um abatedouro clandestino de aves (frangos de corte), situado no bairro da Vila Velha, em Fortaleza.

A Adagri autuou o estabelecimento, que não possuía certificado de regularidade e não atendia a legislação vigente quanto às condições higiênico-sanitárias das instalações e equipamentos, e apreendeu 32 aves vivas que foram destinadas ao abate sanitário em estabelecimento com inspeção oficial do Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E). As aves não possuíam Guia de Trânsito Animal, não possuindo origem e condições sanitárias comprovadas.

A Agefis também interditou o abatedouro e apreendeu 81,5 kg de carcaça de frango inteiro abatido, que foram encaminhados para análise laboratorial pela Célula de Vigilância Sanitária de Fortaleza (Cevisa). Segundo a Adagri, “o abate das aves no local ocorria de forma irregular, sem inspeção sanitária e a água utilizada no abate era de qualidade desconhecida pois não foram realizadas análises fisico-químicas e microbiológicas.

O local também não apresentou registros de controle logístico para recolhimento, rastreabilidade e autocontrole que garantissem os requisitos higiênico-sanitários e tecnológicos estabelecidos em legislação que assegurassem a inocuidade, a qualidade e a integridade do produto final.

Atuação da Adagri

Produtos de Origem Animal sem procedência apresentam elevado risco a saúde do consumidor e pode causar as DTAs (Doenças transmitidas por Alimentos), consideradas um problema de saúde pública. Ao consumir POAs, procure o selo de inspeção SIM, SIE, SIF ou SISBI. A Adagri trabalha para proteger a saúde dos animais e vegetais e propiciar a qualidade sanitária dos produtos industriais derivados, promovendo a sustentabilidade desses setores e a segurança alimentar humana.