Adagri disponibiliza sistema para solicitação do Selo Arte de forma on-line

10 de junho de 2021 - 14:35 # # # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), disponibilizou nesta sexta-feira (11), o sistema para os produtores solicitarem a certificação de produtos artesanais com o Selo Arte, de forma totalmente on-line. O sistema está no ar, no site da Agência (www.adagri.ce.gov.br), na “Aba Serviços”. O Selo Arte é uma certificação concedida pela Adagri, em parceria com o Sistema Faec/Senar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Ceará (Senai-CE), a produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal.

Para receber o Selo, é necessário que o produtor submeta à análise um produto artesanal, já registrado em um dos Serviços de Inspeção, seja Municipal (SIM), Estadual (SIE) ou Federal (SIF). O diretor de Inspeção e Fiscalização da Adagri, Amorim Sobreira, reforça que o produto também deve ter resguardado em sua receita as características artesanais, culturais e tradicionais. “O modo de fabricação deve ser feito, em sua maior parte, manualmente e sem a utilização de corantes ou aditivos”, exemplifica.

Cada produto artesanal será identificado com um número de rastreabilidade que permitirá ao consumidor identificar a origem, data e local de fabricação. A presidente da Adagri, Vilma Freire, comemora mais uma etapa para que os produtores cearenses tenham acesso à certificação em seus produtos e de forma prática. “O Selo Arte foi um verdadeiro desafio para a Adagri e para os envolvidos na sua implantação, porém hoje ele é uma realidade para os produtores que buscavam comercializar seus produtos artesanais e para os consumidores que adquirirão um produto diferenciado, levando uma marca com todas as suas especificidades e a garantia de qualidade e segurança alimentar”, destaca.

Adagri em Sua Defesa!