Estabelecimentos que comercializam produtos de uso veterinário devem se cadastrar junto a Adagri

30 de janeiro de 2023 - 10:16 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) lembra aos donos de estabelecimentos que comercializam produtos de uso veterinário a obrigatoriedade do cadastramento anual junto a Agência. A solicitação de cadastro e renovação anual é realizado virtualmente, através do site da Adagri, no link: https://sida.adagri.ce.gov.br/revenda/iframe.

Os produtos de uso veterinário são todas as substâncias química, biológicas, biotecnológicas ou de preparação manufaturada cuja administração seja aplicada de forma individual ou coletiva, direta ou misturada com os alimentos, destinada à prevenção, ao diagnóstico, à cura ou ao tratamento das doenças dos animais.

“Também estão incluídos os aditivos, suprimentos promotores, melhoradores da produção animal, medicamentos, vacinas, antissépticos, desinfetantes de uso ambiental ou equipamentos, pesticidas e todos os produtos que, utilizados nos animais ou no seu habitat, protejam, restaurem ou modifiquem suas funções orgânicas e fisiológicas, bem como os produtos destinados ao embelezamento dos animais”, exemplifica o gerente de Epidemiologia e Informação Sanitária da Adagri, Davi Caldas.

A documentação obrigatória e o valor da taxa para o cadastro e/ou renovação anual dos estabelecimentos podem ser conferidas no site da Adagri, acessando o link: https://www.adagri.ce.gov.br/legislacao-animal-estadual/.

Além do cadastro junto a Adagri, os estabelecimentos comerciais também devem estar registradas no Sistema Integrado de produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).