Entreposto de Produtos das Abelhas e Derivados em Carnaubal é tema de encontro

10 de outubro de 2023 - 15:36 # #

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e o prefeito de Carnaubal, José Weliton Leite, reuniram-se nesta terça-feira (10) para tratar do projeto de instalação de uma unidade de beneficiamento de produtos de abelhas no município. O projeto, que está sendo construído pela Prefeitura em parceria com a Associação de Produtores e o Governo Federal, está em fase final de análise junto à Adagri.

O encontro ocorreu na sede da Adagri e contou com a presença do diretor de sanidade animal da Adagri, Amorim Sobreira, do gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Erisvaldo Maia Júnior e do vice-prefeito, Otalício Ferreira.

Segundo Erisvaldo Maia Junior , “o projeto está em análise; passada esta fase, o estabelecimento deverá cadastrar os produtos e, posteriormente, será realizada uma vistoria final no local. Após aprovação desta vistoria, o estabelecimento obterá o registro junto Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adagri e os produtos poderão ser comercializados em todo o estado do Ceará, o que vai gerar um enorme ganho para a produção local”, explica o gerente.

Sobre o SIE

A Adagri, por meio do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos de produtos de origem animal que realizem o comércio intermunicipal no estado do Ceará.

O SIE-ADAGRI possui como principais objetivos:
– garantir a qualidade dos produtos agropecuários e agroindustriais do Ceará de forma sustentável;
– aplicar medidas de controle de todo o processo produtivo dos alimentos de origem animal através da fiscalização dos programas de autocontrole;
– proteger a saúde do consumidor, prevenindo a ocorrência de Doença Transmitidas por Alimentos (DTAs);
– promover o agronegócio do Ceará, impulsionando o registro de estabelecimentos no estado.

É importante ressaltar que todo produto inspecionado apresenta um selo de inspeção no rótulo. Isso significa que ele encontra-se dentro dos padrões técnicos estabelecidos pela legislação. O consumidor deve sempre verificar, na hora da compra, se o produto de origem animal possui este selo de inspeção.

Para verificar as empresas registrados no SIE-ADAGRI, clique aqui.

Adagri Em Sua Defesa!