SDE e Adagri celebram adesão da Agência ao SISBI-POA para cárneos e derivados

6 de agosto de 2025 - 14:27 # # # #

Uma importante medida para a defesa agropecuária do Ceará foi oficializada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) recebeu autorização para ampliar seu escopo de atuação no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), abrangendo agora a área de carnes e derivados.

A decisão, publicada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, é um marco significativo que permitirá à Adagri certificar produtos cárneos para o comércio nacional.

A medida reforça o compromisso do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) e de sua vinculada, Adagri, com a qualidade e a segurança dos alimentos que chegam à mesa dos cearenses, além de fortalecer o setor.

O anúncio da medida foi feito na tarde da terça-feira, dia 5 de agosto, pelo secretário da SDE, Domingos Filho, juntamente com o presidente da Adagri, Elmo Aguiar, na sede da secretaria. “É com grande alegria que compartilhamos essa importante conquista para o fortalecimento da agropecuária no Ceará. Este marco reforça a confiança no trabalho técnico desenvolvido pela Adagri e abre novas oportunidades para nossos produtores rurais, ampliando mercados e valorizando a produção cearense ainda mais com segurança e qualidade”, disse Domingos Filho.

“Uma responsabilidade muito grande, mas estamos preparados para enfrentar todos os desafios para entregar produtos certificados do nosso Ceará para todo o Brasil. Com qualidade e a certeza de que estamos ajudando a gerar emprego e renda para o povo cearense. Duas grandes empresas já iniciaram o processo para a integração no SISBI-cárneos com ótimas perspectivas de vender seus produtos para todo o território nacional”, reforça o presidente da Adagri, Elmo Aguiar. “Vale ressaltar que o apoio do governador Elmano, a articulação do secretário Domingos Filho e o trabalho da nossa Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal foram fundamentais para essa conquista da nossa Agência”, completa Elmo Aguiar.

SISBI-POA

O SISBI-POA, parte integrante do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza os procedimentos de inspeção sanitária de produtos de origem animal, assegurando que os produtos atendam aos mesmos padrões de qualidade e segurança em todo o Brasil.

“Agora, com o SISBI Cárneos, todos os escopos de fiscalização do Serviço de Inspeção Estadual da Adagri possuem equivalência ao Serviço de Inspeção Federal do MAPA. Isso significa que estabelecimentos que beneficiam leite, pescado, ovos, mel e agora carne podem comercializar seus produtos em todo o território nacional com o registro do SIE-Adagri”, explica o gerente o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adagri, Erisvaldo Maia.

Para ter esse benefício o estabelecimento que é registrado no SIE precisa manifestar interesse através de ofício encaminhado à presidência da Adagri. Após isso, a empresa passa por avaliações que vão desde os programas de autocontrole da empresa até os produtos que são fabricados.

“Todo esse processo de acompanhamento atende às exigências do MAPA, reforça o compromisso da Adagri com um serviço de inspeção de qualidade que garante produtos saudáveis para os consumidores e, ao mesmo tempo, oferece oportunidade de crescimento para o empreendedor cearense”, conclui Erisvaldo Maia.