Campanha contra a aftosa: meta é vacinar mais de 95% do rebanho

7 de maio de 2014 - 02:13

A vacinação prossegue até 31 de maio e o lançamento oficial da campanha aconteceu durante abertura do PEC Nordeste

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI) lançaram oficialmente a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará em 2014, durante a abertura oficial do Seminário Nordestino de Pecuária (PEC Nordeste).

Os produtores rurais devem vacinar o rebanho bovino e bubalino até 31 de maio. Segundo o coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará, Joaquim Sampaio, o rebanho cearense é de aproximadamente 2,5 milhões de cabeças e a meta da primeira etapa é vacinar mais de 95% dos animais e imunizar mais de 80% das propriedades.

O Ceará foi reconhecido como zona livre nacional de febre aftosa com vacinação e pleiteia o título de zona livre internacional. A decisão final sobre o reconhecimento do Estado como Zona Livre Internacional sai no final de maio.

O Ceará recebeu no mês de fevereiro a visita de fiscais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que avaliou as ações que o Estado está desenvolvendo no que diz respeito aos programas de sanidade animal executadas pela ADAGRI. “Cumprimos as exigências do MAPA e da OIE e temos condição de conquistar o status de Zona Livre Internacional”, afirmou o presidente da Agência, Augusto Júnior. Também deverão ser reconhecidos como zona livre internacional os Estados do Nordeste, exceto a Bahia, e o Norte do Estado do Pará.

O secretário Nelson Martins destaca que o reconhecimento do Ceará como zona livre internacional de febre aftosa “representa a coroação de um trabalho árduo do Estado com importantes parceiros, como os produtores rurais, os movimentos sociais, a Ematerce e a imprensa, que divulga as campanhas de vacinação do rebanho”. Nelson Martins informa porém que o Estado precisa manter os índices de vacinação. “Depois de vacinar o rebanho os produtores devem procurar os escritórios da ADAGRI e da Ematerce para declarar a vacinação dentro do prazo”.

O vice-governador Domingos Filho representou o governador Cid Gomes no lançamento oficial da campanha e destacou o legado da zona livre internacional de febre aftosa para a economia do Estado. “Todo o mundo vai conhecer o potencial da pecuária cearense, já que o Ceará terá condições de exportar a carne e os produtos bovinos, abrindo as nossas fronteiras, o que vai representar mais desenvolvimento para a nossa zona rural, por isso, vamos continuar vacinando o nosso rebanho”.

A dose da vacina custa aproximadamente R$ 1,70 e a multa para quem não vacinar dentro do prazo será de aproximadamente R$ 16, por cabeça não vacinada.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8022 | 3101.8023
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8029
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará
Jornalista:Gleysiane de Sousa Silva – (85) 3101.2457
gleysiane.sousa@adagri.ce.gov.br