Workshop Nacional sobre Moscas-das-frutas

11 de dezembro de 2015 - 12:22

 

Workshop Nacional sobre Moscas-das-frutas

 

No período de 8 a 9 de dezembro de 2015, a Adagri participou do Workshop Nacional sobre Moscas-das-frutas em Brasília, Distrito Federal. Este evento tratou de temas relevante sobre uma nova política Fitossanitária em nível nacional e contida no Plano de Defesa Agropecuária (PDA).

 

O Programa Nacional de Combate as Moscas-das-frutas tratará da implementação de diversas ações voltadas para ampliação e manutenção de áreas livres de moscas-das-frutas e áreas de baixa prevalência de pragas. As estratégias que darão sustentabilidade ao Programa são; vigilância, prevenção, controle e erradicação de moscas-das-frutas, estabelecimento e manutenção de áreas livres, estabelecimento e manutenção de áreas de baixa prevalência de pragas, planos de contingência, área de proteção fitossanitária, controle de trânsito, grupos de emergência fitossanitária e pesquisa. Este programa terá a participação do Mapa, através da Diretoria de Sanidade Vegetal/DSV, Agências Estaduais de Defesa Agropecuárias, produtores, instituições de pesquisa e ensino.

O programa foi institucionalizado pela Instrução Normativa/Mapa Nº 24/2015, e conta com os Subprogramas Bactrocera carambolae, Anastrepha spp. (A. grandis, A. fraterculus, A. obliqua), Ceratitis capitata e outras espécies de importância econômica e quarentenária.

A expectativa é que em 2016, o programa seja operacionado com alocação de recursos a serem transferidos para os executores em nível estadual.

A Adagri foi representada pelo seu Presidente Francisco Augusto de Souza Júnior e o Diretor de Sanidade Vegetal José Tito Carneiro Silva.

Informado por:

José Tito Carneiro Silva

Diretor da Sanidade Vegetal

 

 

Luiz de Oliveira Costa Júnior

Gerente de Comunicação