Lançamento da I Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa

29 de abril de 2010 - 03:00

No mês de dezembro de 2009 o Ceará saiu da zona de risco desconhecido da febre aftosa, passando para a classificação de Médio Risco . O Estado agora se prepara para, ainda neste ano, atingir a classificação de Livre com Vacinação juntamente com sete estados do Nordeste. Apenas Sergipe e Bahia já se encontram classificados como Livre com Vacinação. Para que a meta seja alcançada, foi lançada na manhã desta quinta-feira, na Fazenda Joaquinzinho do empresário Dilson Pessoa, em Cascavel, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que será realizada durante todo mês de maio.
Segundo o Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), Edilson de Castro, o objetivo é vacinar 100% do rebanho cearense, entre bovinos e bubalinos, o que significa cerca de 2.300.000 animais. A dose da vacina pode ser encontrada nas lojas veterinárias de todo o Estado e custa R$ 1,50. O criador que não vacinar o animal pagará uma multa de R$ 12,00(5 UFIRCE) por cabeça.
O secretário em exercício da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Antônio Amorim, lembrou a importância da atuação dos pecuaristas para o sucesso da campanha, pois a eles cabe a obrigação de vacinar. “Somente com a parceria entre o trabalho dos técnicos da Adagri e Ematerce e a colaboração dos criadores é que conseguiremos atingir nossa meta e tornar o Estado livre da aftosa com vacinação ainda este ano”, frisa Amorim.
A segunda etapa da vacinação está prevista para novembro.

 

Gerencia de Marketing Adagri
Fone: 3101.2457