Adagri fiscaliza ocorrência da mosca negra dos citros em viveiros

6 de maio de 2010 - 03:00

“considerando a baixa capacidade de vôo da Mosca Negra dos Citros, as mudas configuram-se como um importante meio de disseminação da praga”

 

A área Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI realizou dia 30 de abril de 2010, uma mega operação de fiscalização na área metropolitana de Fortaleza, com foco nos viveiros de mudas da região. A ação foi denominada de OPERAÇÃO VIVEIROS. O objetivo dessa operação foi dar continuidade ao levantamento da ocorrência da mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi Ashby), que a ADAGRI vêm realizando de forma intensiva em todo o Estado do Ceará. A EMATERCE, a partir da capacitação sobre a praga, realizada recentemente pela Área Vegetal da ADAGRI, vem colaborando nesse mapeamento.

Segundo Tuffi Habibe, Gerente de Defesa e Vigilância Vegetal da Adagri, trata-se de uma praga polífaga, hospedando-se em mais de 300 espécies de plantas, ocasionando perdas da ordem de 80% na produção dos frutos, decorrentes da sua infestação. Considerando a baixa capacidade de vôo desse inseto (187m/dia), as mudas configuram-se como um importante meio de disseminação da praga (por serem levadas a grandes distâncias pelo HOMEM) e a grande quantidade de viveiros de mudas estabelecidos nessa região, justificou uma ação concentrada da Defesa Vegetal na área.

A OPERAÇÃO VIVEIROS contou com a participação de todos os Fiscais Agrônomos e Agentes de Defesa, de todas as Unidades da ADAGRI, que foram divididos em 05 equipes distribuídas em rotas de fiscalização traçadas para a região. Foram inspecionados diversos viveiros nessa região, verificando-se cuidadosamente nas plantas observadas a presença dos sintomas característicos de Aleurocanthus woglumi. Todos os profissionais envolvidos nessa ação demonstraram profissionalismo e compromisso com a missão da ADAGRI, dentro das suas atribuições.

O Diretor de Sanidade Vegetal da Adagri, Tito Carneiro, esclareceu que essa operação serviu para demonstrar, o sentido de equipe e a capacidade técnica de todos os profissionais envolvidos no planejamento, direção e execução da ação, apesar de toda a complexidade da mesma, tanto pelo grande número de participantes envolvidos (em torno de 40), quanto pela logística empregada para a sua realização.

Após a operação, foi realizada reunião com os participantes na sede da ADAGRI para avaliar a ação. Críticas construtivas e sugestões sobre a operação e futuras operações nortearam as discussões, assim como a entrega de todos os Documentos Fiscais gerados, para serem consolidados e plotados no Mapa Geral de Fiscalização da Praga no Ceará.

A ADAGRI vai continuar atuando na área, até que todos os viveiros da região sejam inspecionados pois entende entendendo ser esse um momento de extrema importância (pela gravidade da situação) para o Estado do Ceará, devido aos impactos socioeconômicos e ambientais, decorrentes da presença dessa praga no Estado e também pelo compromisso da ADAGRI na defesa do patrimônio vegetal dessa cadeia produtiva

 

Gerência de Marketing
Fone:3101.2457