Adagri combate pragas ao mamoeiro

4 de maio de 2011 - 14:25

A ADAGRI está intensificando o combate à pragas na cultura do mamoeiro. Na última semana, fiscais agropecuários visitaram 15 lotes do perímetro irrigado do Baixo Acaraú. De acordo com o gerente de Defesa e Vigilância Vegetal da ADAGRI, Tuffi Habibe, “o objetivo é eliminar os mamoeiros infectados”.

 

O perímetro do Baixo Acaraú faz parte do programa de mitigação de risco para a cultura do mamoeiro. O trabalho desenvolvido, mantém o controle das doenças, e pode credenciar o Ceará para a exportação do mamão para os mercados americano e japonês.

 

O Brasil é o maior produtor de mamão do mundo. No Nordeste se concentra a maior área plantada e o Ceará ocupa a terceira colocação na produção nacional.

No Brasil, 3 tipos de vírus preocupam os produtores: o vírus da mancha anelar é o mais comum. A virose prejudica o processo de fotossíntese e reduz o tamanho das plantas e das folhas. O vírus amarelo letal deixa as folhas amarelas do terço superior da copa, podendo cair algumas em seguida. E a meleira, oxida os frutos deixando-os com má formação e manchas verdes.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira

3101 76 31