Vazio Sanitário da Soja segue até o dia 31 de janeiro de 2023

8 de novembro de 2022 - 13:12 # # #

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), lembra aos produtores da cadeia sojicultura que o Vazio Sanitário da Soja segue até o dia 31 de janeiro de 2023. Essa é uma medida fitossanitária para prevenção e controle do fungo Phakopsora pachyrhizi, popularmente conhecido como Ferrugem Asiática. A medida, que começou no último dia 03 de novembro, terá a duração de 90 dias, período em que está proibido o plantio e a manutenção da soja. A exceção são os plantios excepcionalmente autorizados pela Agência.

O produtor que não respeitar o período do Vazio Sanitário, será autuado e deverá eliminar imediatamente as áreas cultivadas, sendo que as despesas de destruição das plantas correrão por conta do proprietário, arrendatário ou ocupante a qualquer título de propriedade produtora de soja, sem prejuízos das penalidades cabíveis. “Vale ressaltar que Defesa Sanitária Vegetal da Adagri dá preferência, inicialmente, à educação sanitária estimulando o cumprimento das regras técnicas fitossanitárias, anteriormente às sanções, viabilizando assim a comercialização da Soja para outros Estados e para o Exterior”, destaca a Diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra.

Também é importante que o produtor realize a inscrição das suas unidades de produção junto a Adagri, bem como, realize o monitoramento e o controle da ferrugem asiática. “Essas medidas também garantem o sucesso da cultura no Ceará”, conclui o gerente de Sanidade Vegetal e Certificação Fitossanitária da Adagri, Gleyber Cartaxo.